Você tem dificuldades para escrever um bom texto?

fevereiro 12, 2016

Em vez de ficar nervoso toda vez que o professor ou a professora pedir uma composição, que tal conhecer dez dicas de redação que vão facilitar bastante o processo de escrita?

Dica nº 1 → Quem lê mais, escreve melhor: Não adianta querer escrever bem se você corre dos livros! Quando lemos, temos a oportunidade de observar a língua portuguesa em funcionamento, pois as palavras só ganham vida quando estão inseridas em um determinado contexto. Quando lemos, temos também a oportunidade de observar as regras gramaticais em ação. Portanto, nada de preguiça, escolha já a sua próxima leitura!

Dica nº 2 → Pratique a escrita: Se você não praticar, como vai colocar em ação tudo aquilo que aprendeu na escola e nos livros? Treine, faça rascunhos e peça para que alguém corrija e aponte o que deve ser melhorado. Que tal pedir para o professor ou professora de língua portuguesa?

Dica nº 3 → Respeite o número de linhas exigido: Nada de fazer um texto minúsculo e nada de fazer um texto enorme, porque certamente ele vai deixar seu leitor desanimado. Se a professora ou professor impôr um limite de linhas, respeite, certo?

Dica nº 4 → Releia seu texto: Não tenha pressa, pois como já diz o ditado, “a pressa é inimiga da perfeição”. Terminou de escrever seu texto? Releia-o, nada de entregar sem antes revisar cada palavrinha.

Dica nº 5 → Fique atento à estrutura do texto: Um bom texto deve conter todas as suas partes (introdução, desenvolvimento e conclusão) bem desenvolvidas e articuladas. O texto ideal deve ter por volta de quatro a cinco parágrafos, um tamanho razoável para explorar suas ideias, não acha?

Dica nº 6 → Seja objetivo: o que significa não acrescentar em seu texto nada que não vá contribuir para a apresentação das ideias. Sabe aqueles chavões e clichês? Pois é, esqueça-os, pois normalmente eles são apenas a representação da falta de conteúdo das ideias.

Dica nº 7 → Fique atento às margens e ao recuo dos parágrafos: Organize seu texto! Uma redação que não respeita as margens e os recuos dos parágrafos fica praticamente ininteligível! Não se esqueça também de caprichar na letra, lembre-se de que uma redação deve ser lida por alguém, e esse alguém precisa entender tudo que você escreveu.

Dica nº 8 → Atenção com o título: Quando for dar um título para o seu texto, prefira frases curtas e, se possível, nominais, isto é, sem verbos. Não precisa pontuar ao final.

Dica nº 9 → Evite períodos longos: Sabe quando você se anima e começa a escrever sem parar? Pois é, até nessa hora é preciso ficar atento, pois se você não tomar cuidado, seus períodos vão ficar longos e isso certamente prejudicará o desenvolvimento das ideias. Pontue seu texto com mais frequência, permita que seu leitor sinta prazer ao ler!

Dica nº 10 → Se na sua prova houver redação, comece por ela: Geralmente as redações são responsáveis por boa parte da nota em uma avaliação de língua portuguesa e até mesmo nos vestibulares. Para não correr o risco de ter que escrever correndo, comece pelo texto!

Ah, e tem mais uma dica infalível:

Aproveite ao máximo nossas dicas, mas não se esqueça de estudar bastante, pois só assim você será bem-sucedido na hora de escrever uma redação. Mãos à obra e bons estudos!

Comentar
COMO FOCAR MAIS NA ESCOLAQual idade certa para dar um celular para uma criança?
All comments (4)

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *