Dicas para não errar ao ajudar os filhos com o dever de casa

outubro 11, 2017

O dever de casa faz parte da rotina de todas as crianças, a partir de uma certa idade é importante para uma assimilação eficaz do conhecimento, que é necessário para o trabalho individual do aluno com a matéria. Na fase das séries iniciais, as crianças geralmente têm um professor para todas as matérias e assim um controle melhor das tarefas de casa, mas isso muda quando ficam mais velhos, e tem um professor por matéria, podendo assim acumular muitas tarefas.

Os pais tendem a ficar mais atentos na fase inicial, quando a criança ainda precisa de ajuda para cumprir todos os deveres. E essa atenção vai diminuindo enquanto a criança vai crescendo, pensando que é uma responsabilidade em que ela já aprendeu a assumir.

O primeiro passo é pensar que os pais são assistentes, devem dar pistas, incentivos, fornecer fontes, dar exemplos parecidos, mas não fazer a lição de casa do filho. Pense que se você o fazer desde o começo, estará dizendo à criança que pensa que ela sozinha não poderá.

Não faça correção dos exercícios, pois, pode atrapalhar a avaliação do professor, dificultando a identificação de qual o nível de dificuldade do seu filho. Mas é recomendável, dar uma olhada na correção do professor e conferir se seu filho entendeu o erro cometido.

Crie um espaço especial para as tarefas de casa fazerem os deveres de casa. Também é positivo designar um horário para início e fim, e sempre depois que a criança tenha comido ou lanchado e tenha descasado um pouco.

Comentar
Mostra em São Paulo sobre o período barrocoObesidade na infância é questão de educação alimentar

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *