Copa do Mundo na escola: como pode ser trabalhada em sala de aula.

junho 20, 2018

O assunto mais comentado do momento que mexe não somente nos brasileiros e sim os outros povos de outros países é a Copa do Mundo. Este ano, a vigésima primeira edição do evento acontece na Rússia, no período de 14 de junho a 15 de julho. Onze cidades-sede foram escolhidas para serem palcos das partidas: VolgogradoEkaterinburgoKazanKaliningrado, Moscou, Nizhny NovgorodRostov-no-Don, Samara, São Petersburgo, Saransk e Sochi. Ao todo, 32 países representando suas bandeiras vão à Rússia disputar os “90 minutos” mais emocionantes e preciosos de suas vidas. Para você educador sabia que o tema pode ser trabalhado nas diversas disciplinas? Aproveite as nossas dicas para aplicar a copa do mundo na escola e colocar em prática.

PORTUGUÊS

Analise com os alunos os discursos apresentados pelos treinadores e jogadores Muitos acertos e erros podem ser fonte de aprendizado. Trabalhe com artigos jornalísticos, biografias de ex-jogadores como o Mané Garrincha, Pelé… Ou até mesmo a produção de textos informativos ou no formato de crônicas esportivas.

MATEMÁTICA

Prospectar o número de visitantes que as cidades receberão a cada partida, quantidade de ingressos vendidos, valor de lucro ou pontos percentuais que cada equipe precisa conquistar para se tornar a campeã.

HISTÓRIA

Traçar uma linha cronológica dos contextos históricos durante que cada competição ocorreu, como a situação política do país sede das copas passadas, como, por exemplo qual o motivo de não ter copa durante a Segunda Guerra Mundial, a própria história das copas e as relações políticas presentes na época.

FÍSICA

Que tal aquele golaço do craque de algum time participante? Proponha aos alunos calcularem o deslocamento e a velocidade da bola até o gol.

GEOGRAFIA

Localizar os países de todas as seleções participantes do Mundial em um mapa e levantar dados que os caracterizam, como cultura, economia e regime político. Depois, peça aos alunos que identifiquem as diferenças (número de habitantes, eventos tradicionais, temperatura, etc.) em relação ao Brasil e os dados da geografia dos outros países.

ARTES

Peça aos alunos que pesquisem sobre o mascote da copa: Zabivaka, o lobo siberiano. Proponha aos alunos fazerem uma releitura usando não somente o papel, mas outros materiais como argila, papelão e tinta. Também procure associar as cores das bandeiras, uniformes e os símbolos de cada país.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Aqui vai à parte futebolística da história. Comente sobre os esquemas táticos, cada posição de cada jogador e sua função dentro do jogo, os gols mais bonitos e quem sabe simular uma copa ou um interclasse?

copa do mundo na escola

BIOLOGIA

Junto com o professor de Educação Física, poderia se desenvolver com os mais velhos questões sobre fisiologia (ou biologia) do exercício, a partir de temas como: suor, a influência do calor e da altitude, os limites do corpo, as questões do inato e do adquirido, ou mesmo um controle, através de pesquisas simples, sobre o gasto calórico dos jogadores e alunos durante a minicopa.

INGLÊS

Conhecer o vocabulário de cada país, as saudações e expressões do futebol e como as básicas, como: bom dia, boa tarde e boa noite, além dos termos técnicos propriamente ditos: gol, goleiro, escanteio. O importante sempre é demonstrar as diferenças de cada língua para a outra.

Festa Junina 2018 do Colégio Farias GruInscrições do Prouni vão até o dia 29 de Junho (sexta-feira)