Dia das Nações Unidas (ONU)

outubro 24, 2018

Hoje, 24 de outubro,  foi o dia escolhido como  O Dia das Nações Unidas, a data foi o marco da comprovação da carta da ONU, que entrava em vigor a partir desta data em 1945, sendo celebrada a partir do ano de 1948.

O foco da organização se mantém em erradicar as questões que mais afetam os países, como a fome, a miséria e as demais adversidades como exclusão social e realizar ações para promover o bem comum de todos: crianças, jovens, idosos, refugiados e etc.

A organização conta hoje com 193 Países-membros, dentre eles 51 países fundadores, sendo eles o nosso Brasil.

Como surgiu a ONU?

A organização surgiu após a II Guerra Mundial,  que por sua vez, atingiu milhões de seres humanos, e arrasou diversos países. Visto aquela situação, uma comunidade internacional sentiu e viu a necessidade de encontrar uma forma para disseminar a paz mundial. A criação da organização não foi tão fácil, foram inúmeros anos de planejamento e muitas horas de discussões para então chegar a um consenso entre os países fundadores. Foi então que 50 países se reuniram uma Conferência sobre Organização Internacional, em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945.

As Nações Unidas começou oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta por China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, bem como pela maioria dos demais assinantes.

Atividade Grafite – 9º ano: “Problemas sociais e políticos visto pelo jovem“Enem 2018: dicas que podem contribuir para um bom desempenho na prova.