Como ajudar os filhos a manter a calma nas provas de final de ano.

novembro 29, 2018

O final de ano, além de ser uma época muito esperada por muitos, para algumas crianças é um período tensional, uma reação que pode desencadear desconforto em toda a família. Por um lado os pais ficam preocupados e por outro, as crianças ficam ansiosas para conseguirem dar conta de tudo. A melhor forma de ajudar e acalmar o ambiente é dar o máximo de apoio a elas. Hoje temos algumas dicas de uma matéria da revista Crescer para colocar em prática, o quanto antes, com os pequenos e propiciar recursos para enfrentar mais esse desafio, confira.

O primeiro passo é verificar a situação do seu filho na escola, se foi bem durante o ano letivo, não tem com o que se preocupar. Converse com ele sempre que puder. Estabeleça uma rotina de estudos e os horários de lazer.

Já se a situação do seu filho não for satisfatória é bom verificar com a escola o que pode estar acontecendo e ver o que ainda pode resolver. Reúna-se com a coordenação da escola e  verifique em quais pontos podem melhorar. Isso não depende somente da escola e sim também do empenho do aluno.

Neste momento não adianta pressioná-lo ainda mais, pois isso poderá interferir negativamente em seu desempenho e gerar mais agitação para ambos.

Após a orientação dos professores em casa, converse com o seu filho e explique a ele que vocês se esforçarão para ajudá-lo.

Para isso, a dedicação ao estudo deverá ser maior. A hora do lazer e alguns hábitos, como ficar um longo período jogando videogame podem ser reduzidos, possibilitando incluir a leitura como alternativa.

Faça um cronograma de horários de estudo, a cada dia uma matéria. Caso alguma dúvida persista, solicite que anote e, quando chegar, você tentará ajudá-lo. Ainda terá a oportunidade de sanar as dúvidas com os professores.

Vale destacar que não será nessa última semana de estudo, o método de sucesso para ele ser promovido e sim o empenho, que deverá ser adotado durante o ano todo.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com

ALIANÇA COM O PLANETA – (12/11 -sábado) – FOTOS DO EVENTOEm clima de natal, Papai Noel aprende a língua de sinais para receber crianças surdas.