Em clima de natal, Papai Noel aprende a língua de sinais para receber crianças surdas.

dezembro 06, 2018
 Em clima de natal, Papai Noel aprende a língua de sinais para receber crianças surdas.
Hoje a nossa matéria do blog será diferente, entraremos já no ambiente do Natal com uma história linda do site Razões para Acreditar.
Nesta época, os shoppings de todo o país ficam bastante movimentados, visto que os espaços natalinos são tomados por completo pelo grande número de crianças e jovens que fazem questão de visitar o bom velhinho.
O Sr. José Mário Graciano, de 69 anos, trabalha há 13 anos se caracterizando de Papai Noel, animando o espaço dedicado no Colinas Shopping, em São José dos Campos. Dentre as inúmeras experiências com os pequeninos, uma chamou muito a sua atenção.
“Duas irmãs gêmeas se aproximaram, mas estavam muito tímidas. O pai delas fez um sinal, mostrando que elas eram surdas e aquilo me comoveu. Por instinto, tentei fazer gestos de um abraço e elas retribuíram. Foi muito especial e pensei que poderia fazer algo para receber melhor esse público”, relatou.
A partir daí, José fez um curso de Libras, na Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo (AADA), em São José dos Campos (SP), passando a manter contato com um grupo de jovens da Pastoral do Surdo. Os estudos não pararam e logo se inscreveu em outro curso para o nível intermediário e não mais deixou de buscar conhecimento específico sobre o tema.
“A iniciativa é muito importante, pois as crianças se sentem valorizadas ao perceber que alguém está interessado em conversar com elas. Essa identificação e reconhecimento da linguagem de Libras aumentam a sensação de inclusão e também desperta outras crianças e jovens, que não tinham conhecimento sobre as Libras e podem procurar mais informações”, afirma Jussara Alvarenga, psicopedagoga da AADA, que esteve com um grupo de 12 pessoas no Colinas Shopping para interagir com o Papai Noel no Natal de 2017.
Para conhecer esse Papai Noel mais de perto, basta visitá-lo no Colinas Shopping, das 10h às 16h.
Endereço:

Av. São João, 2200 – Jardim das Colinas
São José dos Campos – SP
Telefone: (12) 3924-4200

Como ajudar os filhos a manter a calma nas provas de final de ano.Como aproveitar os últimos dias de férias.