Dicas de jogos educativos que podem ajudar no desempenho escolar

fevereiro 14, 2020

Tem coisa melhor do que aprender brincando? Os professores e pais podem incluir na rotina dos alunos alguns jogos educativos. Essa também pode ser uma ótima estratégia para tirar as crianças da frente da tela do computador e celular, o que ocorre muito atualmente.

 

Selecionamos alguns jogos bem legais para ajudar principalmente as crianças pequenas que começam a desenvolver a alfabetização. Confira abaixo:

 

Para a alfabetização: Entender a fonia e grafia de algumas palavras, é um mundo ainda novo para os pequenos. O ‘’jogo da memória’’ é ótima para a alfabetização, com imagens de animais e a escrita de cada um deles, por exemplo. As crianças devem completar os pares de cada animal e assim aprender e ligar o nome de cada um. 

 

Já para os mais avançados, a ‘’palavra cruzada’’ pode super legal. Com a ajuda dos pais e professores, os alunos serão desafiados a completar as letras para formar as palavras. Desse modo, todos podem interagir e conhecer mais sobre a simbologia de cada palavra. 

Nas bancas de jornal e revista você encontra uma série de revistinhas direcionadas para cada idade.

 

Para a matemática: Uma das formas mais conhecidas e aplicadas aos alunos é o uso do ábaco (instrumento da antiguidade para fazer cálculos com arames e argolas dispostos horizontalmente, em que se utiliza o sistema decimal – muito útil às crianças para as primeiras operações de somar e subtrair)

 

Outra opção bem legal é o jogo ‘’Batalha Naval’’. Esse já envolve fórmulas e um conhecimento mais amplo da matéria.  A partir de uma fórmula de matemática, o jogador localiza os barcos dos colonizadores e dos piratas no mar. Assim, o aluno consegue calcular a distância para atingir o barco do outro pirata concorrente. 

 

Tem algum jogo educativo que você costuma fazer com o seu filho?

 

Leia também: http://colegiofariasgru.com.br/2019/12/dicas-para-melhorar-o-desempenho-dos-alunos-em-2020/

 

Intercâmbio: Tudo o que você precisa saberComo incentivar a leitura na infância