Como estimular a criatividade do seu filho

março 31, 2020

 

As crianças desfrutam de uma criatividade única e muito aflorada, mas para que ela seja realmente rica, é preciso pensar no desenvolvimento e em uma forma de estimular a criatividade infantil, e os pais têm um papel importante nesse sentido.

 

Para a criança, o mundo é um lugar novo e repleto de coisas desconhecidas e a todo momento entram em contato com novos estímulos, que serão fundamentais para o desenvolvimento da criatividade ao longo de toda a vida para estimular a criatividade, e para que isso aconteça, os adultos têm a função de ensinar e incentivar e oferecer oportunidades e permitir experiências, para que a criança cresça com uma boa base, isso contribuirá para o seu desenvolvimento e aprendizado agora, mas também terá um impacto significativo no futuro. Conforme surgem os primeiros hábitos e preferências, é importante um ambiente onde elas possam tornar-se exploradoras, a terem um olhar curioso para o ambiente e pessoas com quem vive. Por isso, trouxemos algumas dicas para você estimular a criatividade do seu filho: 

 

  1. Uma excelente forma de estimular a criatividade infantil é oferecer desafios para que a criança procure por soluções. Isso faz com que ele passe a pensar por si só e procurar em sua mente uma solução lógica. Os desafios podem ser propostos em forma de brincadeiras, com brinquedos específicos e até mesmo em tarefas do dia a dia. Caso ela não consiga acertar da primeira vez, procure fazer comentários positivos a fim de incentivá-la.

 

  1. Esses novos ambientes, pessoas, mundos, são ricos em estímulos que aguçam a curiosidade e imaginação, elementos essenciais para expandir a criatividade. Procure visitar novos lugares que vá estimular a criatividade do seu filho.

 

  1. A criatividade infantil tem uma excelente aliada nos recursos tecnológicos disponíveis atualmente. Eles oferecem inúmeros estímulos para os pequenos e, além de trabalharem essa habilidade, despertam ainda outras competências que a complementam, como o raciocínio lógico. Sendo assim deixar que as crianças explorem as novas tecnologias é uma ótima opção para estimular a criatividade, porém fique de olho não que ele está explorando, ponham limites para que ele não tenha acesso a coisas inapropriadas. 

 

  1. A principal dica é incentivar a leitura, para tornar essa atitude mais divertida uma boa opção é fazer um cantinho da leitura, confortável e com muitos livros. É indicado também que os pais leiam para os seus filho, faça voz para os personagens e dramatize, além de estimular a criatividade também incentivará a leitura.

  1. Reconheça que errar faz parte, assim que a criança começa a estimular a criatividade fazendo testes e seguindo seus instintos a tentativa e erro são parte do processo, por isso, fique atento para não ser rígido demais ao comentar um trabalho do seu filho, e esteja aberto às ideias não tradicionais trazidas por ele.

 

6. Não deixe de incentivar, é sempre bom reconhecer os pontos fortes do seu filho, com a incentivo e elogios ele vai se sentir bem fazendo aquilo e vai continuar. Seja participativo e mostre interesse. Além de estimular a criatividade é uma ótima oportunidade de criar momentos em família!

 

Como incentivar a leitura na infânciaComo lidar com o tédio na infância